segunda-feira, 25 de abril de 2011

Considerações Finais

Na Europa Medieval, aquelas mesmas mulheres que foram perseguidas mantinham vivo o importante conhecimento das plantas medicinais, como o fizeram povos nativos de outras partes do mundo. Sem essas tradições ligadas às ervas talvez nunca tivéssemos produzido o arsenal de fármacos que temos atualmente. Mas hoje, se não executamos mais os que apreciam remédios potentes feitos com o mundo dos vegetais, estamos eliminando as próprias plantas. A contínua perda das florestas pluviais tropicais do mundo, hoje estimada em quase dois milhões de hectares a cada ano, pode nos privar da descoberta de outros alcaloides que poderiam ser ainda mais eficientes no tratamento de uma variedade de afecções e doenças.
Talvez nunca venhamos a descobrir que há moléculas com propriedades antitumor, ativas contra o HIV, ou que poderiam ser remédios milagrosos para a esquizofrenia, os males de Alzheimer e Parkinson nas plantas tropicais, que a cada dia mais se aproximam da extinção. De um ponto de vista molecular, o folclore do passado pode ser uma chave para nossa sobrevivência no futuro.

Um comentário:

  1. Pequeno e claríssimo post, é uma pena que as massas e o atual super incentivo ao avanço industrial no brasil não carregam essa consciência. encontrei seu blog procurando por alguns símbolos, e olhando superficialmente os posts parecem ser muito interessantes, pretendo ler assim que tiver tempo. Parabéns.

    ResponderExcluir